Por que ter um blog no site da sua empresa?

Atualmente, o blog tem se tornado o principal canal para que as empresas divulguem seus conteúdos, sempre com foco no seu público-alvo.

Um site é algo mais institucional, onde a empresa fala mais sobre si e seus produtos, e é, atualmente, um dos principais canais de venda. Mas até que o cliente tenha interesse nessa parte, é o blog que vai atendê-lo.

Por isso, neste conteúdo vamos falar sobre o que é um blog, as vantagens que ele traz e por que as empresas devem optar por essa ferramenta.

O que é um blog?

Milhares de páginas acessadas na internet diariamente pelos usuários são blogs e não sites. Os posts são organizados de maneira cronológica, além de serem atualizados frequentemente.

Para pessoas comuns, um blog pode ser tratado como um diário virtual, compartilhando histórias de seu dia a dia.

Já para as empresas, como uma revenda de redutor de apetite, trata-se de uma excelente ferramenta para aproximação com os clientes, por meio de publicações pautadas nas estratégias de marketing de conteúdo.

Essas publicações têm o intuito de solucionar as dores dos consumidores, dentro de seu nicho de atuação. Por ser extremamente eficiente na atração de novos clientes, a maioria das empresas possui um blog corporativo.

Além disso, ele possui um formato mais simples do que um site, podendo ser criado em poucos minutos. Ademais, seu manuseio é prático e rápido, o que ajuda a manter a atualização.

Vantagens ao criar um blog

Ao criar um blog, as empresas têm mais liberdade para disseminar conteúdos de qualidade e que trazem valor aos consumidores.

Por meio dele, fica mais fácil aplicar as estratégias em SEO, principalmente no que diz respeito a páginas responsivas. 

Um blog pode, facilmente, ser acessado por um smartphone, o que melhora o posicionamento dele em sites de busca, como o Google.

Ele também facilita o uso de palavras-chave. Por exemplo, se uma empresa usar a palavra “ergonomia de correção” em seus textos, consegue trabalhá-la facilmente no blog, porque ele facilita quantas edições forem necessárias.

Além disso, traz muitas outras vantagens para as marcas, como:

  • Atrai mais visitantes;
  • Aumenta o número de conversão;
  • Excelente retorno sobre investimento;
  • Praticidade.

Além desses benefícios, existem muitas razões que levam empresas de pequeno, médio e grande porte a considerarem o blog parte fundamental de suas estratégias.

Por que criar um blog?

Muitas empresas que, hoje, são grandes no mercado, começaram com um pequeno blog. Por isso, esse e muitos outros motivos têm chamado a atenção das marcas.

Alguns fatores importantes podem ser citados, por exemplo:

Liderança

Quando uma empresa escreve sobre assuntos relacionados aos seus produtos, como chuveiro elétrico econômico, ela está constantemente mostrando que entende do que faz.

Isso traz para ela uma imagem de autoridade no assunto, o que fortalece a imagem da marca e traz uma forte posição de liderança em seu mercado de atuação.

Empresa facilmente encontrada

Um blog precisa ser constantemente atualizado, pois ele é destinado a fornecer informações importantes que, muitas vezes, mudam com o passar do tempo.

Essas atualizações melhoram o posicionamento do blog nos resultados de busca de sites como o Google. 

Além disso, leva sites e outros blogs a colocarem links para aquele que está sempre atualizado.

Facilita o processo de venda

O blog é a melhor ferramenta para amadurecer aquele cliente que ainda não está pronto para a compra.

Para amadurecê-lo, a empresa, como uma fabricante de gesso lento atrai o cliente por meio dos conteúdos no blog, mantendo um contato contínuo com ele utilizando suas publicações.

Quanto mais conteúdos ele ler, mais confiará na marca, o que influencia positivamente na decisão de compra.

Traz resultados permanentes

Um panfleto pode ser rasgado e uma campanha na TV acaba, mas as publicações no blog são permanentes, a não ser que o proprietário deseje excluí-las.

Isso significa que o consumidor pode ter acesso àquele conteúdo brilhante quantas vezes quiser, podendo a empresa atualizá-lo sempre que for necessário.

Aliás, é importante ressaltar que as atualizações são necessárias, sempre que houver mudança no assunto do conteúdo, como atualização de dados, por exemplo.

O blog permite que a empresa mantenha contato com seu público-alvo de maneira simples e muito eficiente.

É uma excelente oportunidade que a empresa tem para mostrar constantemente o domínio no que faz, e uma garantia para o consumidor de que a marca é confiável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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