A importância de práticas sustentáveis para sua empresa

A sustentabilidade é um dos assuntos mais discutidos nos dias atuais, principalmente com o desenvolvimento de alternativas ambientalmente corretas, como as fontes de energias renováveis, os materiais biodegradáveis, entre outros.

Nas empresas, não dá mais para pensar em estratégias de negócio sem as práticas sustentáveis. Muito mais do que proteger o meio ambiente, adotar ações que preservam a natureza é uma forma de se destacar no mercado.

Afinal, muitas pessoas preferem fechar negócio com uma empresa que tenha preocupação com a sustentabilidade, ao invés de empreendimentos que pouco se importam com o meio ambiente.

Diante disso, separamos algumas estratégias e práticas sustentáveis que podem ser incorporadas na sua empresa. Tem interesse? Acompanhe mais no conteúdo de hoje!

Cultura sustentável: muito além da preservação do meio ambiente

Adotar medidas sustentáveis na sua empresa vai muito além da nobre escolha de proteger os recursos naturais. 

Claro que essa é a tônica da estratégia, mas ao promover a cultura sustentável no ambiente de trabalho, o seu empreendimento tem muito a ganhar.

Por exemplo, ao fazer o levantamento radiométrico de uma empresa, para verificar as condições de segurança no trabalho, a empresa pode usar esses dados para incorporar alternativas viáveis, tanto no ponto de vista da própria segurança quanto na redução de custos.

Isso, porque a sustentabilidade social colabora com a diminuição dos valores de produção e, consequentemente, no preço final do produto, além do fortalecimento da marca no mercado.

Para aplicar a cultura sustentável na sua empresa, você pode:

  • Promover palestras e treinamentos sobre conscientização ambiental;
  • Trabalhar com sistema de bonificações, para produções ambientalmente corretas;
  • Mostrar aos colaboradores que a empresa só tem a ganhar;
  • Despertar o interesse pela preservação ambiental para as gerações futuras.

Assim, a partir de ações simples, você poderá perceber que os seus colaboradores já estão se incorporando a cultura sustentável e contribuindo para o destaque da sua empresa perante à concorrência.

3 práticas sustentáveis para a sua empresa

Além da adoção de uma cultura organizacional sustentável, que pode ser aplicada em qualquer negócio, até mesmo em uma clínica de geriatra aos 40, há muitas outras maneiras de modificar a sua empresa com práticas sustentáveis.

Abaixo, separamos algumas ações que podem fazer a diferença na preservação ambiental, manutenção de recursos e desenvolvimento do seu negócio. Acompanhe!

1 – Nada de descartáveis

Os descartáveis, muito comum nos escritórios, podem ser muito prejudiciais ao meio ambiente, em especial quando lidamos com a produção e destinação de resíduos.

Isso ocorre porque grande parte dos descartáveis não é reciclada, devido ao preço extremamente baixo do material. 

A consequência disso é a presença de milhares de copos, canudos, pratos e talheres de plástico nos lixos.

Por conta disso, vale a pena substituir os descartáveis por artigos reutilizáveis. Além disso, a empresa tem muito a ganhar, pois reduz o custo de aquisição desses materiais, que pode ser dispendioso no orçamento.

2 – Reaproveite materiais descartados

Alguns componentes, como um abraçadeira aço, não precisam ser descartados, quando se percebe que o seu uso primário já não é totalmente eficiente.

Ao contrário, por meio de ações de reciclagem e reaproveitamento de materiais, é possível transformar a abraçadeira em outro artigo. Para isso, basta usar a criatividade.

Com isso, a sua empresa é capaz de reduzir o descarte de resíduos, especialmente os que levam bastante tempo para se decompor, como é o caso dos metais e do aço.

Além disso, outra forma de colaborar para diminuir a produção de lixo é ter parcerias com cooperativas de reciclagem, que podem coletar os resíduos e, assim, transformá-los em novos materiais.

3 – Elimine o uso de papel

Atualmente, as tecnologias possibilitaram muitas facilidades às empresas e, mais do que isso, colaboram para as práticas sustentáveis dentro do ambiente de trabalho.

Um exemplo é a eliminação do uso de papel, mesmo para fechamento de contratos.

Assim, em um contrato de gerador locação, ao invés de vias impressas para contratante e contratado, é possível entregar as documentações em arquivos virtuais, ou nos famosos PDFs.

A eliminação do papel não somente diminui a geração de resíduo, mas também traz ganhos financeiros para a empresa. 

Afinal, o seu negócio não precisa gastar mais com a impressão de documentos ou com o envio deles.

Além disso, o gerenciamento e a organização dos arquivos ficam muito mais fáceis e rápidas. 

Por meio de ferramentas tecnológicas, pode-se guardar esses documentos em nuvem e, ainda, dispensar os gigantescos armários para arquivos. Ou seja, a tecnologia é uma grande aliada nas práticas sustentáveis da sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *